• images/slider/01.jpg
  • images/slider/frente hospital 1.png
  • images/slider/frente hospital 2.png
  • images/slider/recepao.png

Hospital São João Batista passa a atender preferencialmente média e alta complexidade

Hospital São João Batista passa a atender preferencialmente média e alta complexidade 

 

Mudança visa melhorar e agilizar, ainda mais, o atendimento no HSJB
 

O Hospital São João Batista passou a atender, preferencialmente, casos de média e alta complexidade. De acordo com a administração do hospital o objetivo da mudança é abrir espaço para os atendimentos mais complexos e de maior gravidade, que não podem e/ou não tem condições de serem resolvidos nas outras unidades, agilizando ainda mais, o atendimento dos pacientes no hospital. A partir de agora as pessoas que passarem pelo acolhimento hospitalar e forem classificadas como baixa complexidade serão referenciados aos Cais Aterrado, Conforto, UPA Santo Agostinho, SPA Santa Cruz e Unidades Básicas de Saúde.

 

A diretora administrativa do Hospital São João Batista, Elizângela Aparecida da Silva de Laffitte Alves, explicou que ao chegar ao atendimento o paciente é acolhido e recepcionado, onde é feito o seu cadastro para que seja encaminhada a classificação de risco. “A Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento”, disse Elizângela.

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, contou que a mudança foi necessária para otimizar o atendimento aos pacientes. “Tivemos que tomar essa decisão para melhorar o atendimento. Essa ação vai aumentar, por exemplo, o espaço em leitos e liberar médicos para atenderem as emergências, que é o que preconiza o HSJB”, explicou o secretário.

 

Entenda a classificação de risco



A Classificação de Risco é feita como uma necessidade para organizar o fluxo de pacientes que procuram a urgência/ emergência, garantindo um atendimento melhor e mais humanizado para os pacientes que estão em situação de sofrimento agudo ou crônico de qualquer natureza. A ordem de atendimento é determinada da seguinte forma:

VERMELHO significa emergência, o paciente será atendido imediatamente na sala de emergência;

AMARELO é urgência, e o paciente será atendido em até 60 minutos, com prioridade sobre os pacientes classificados como verde, no consultório ou leito da sala de observação;

VERDE, ou seja, sem risco de morte imediato, o paciente somente será atendido após todos os

pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO);

AZUL, são os pacientes com quadro crônico, sem sofrimento agudo ou caso social, e deverão ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde. E caso desejar, poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE.

 

 

 

 

Por Ana Maria Mansur

Hospital SÃO JOÃO BATISTA

Rua Nossa Senhora das Graças, nº 235 - Colina - Volta Redonda, Rio de Janeiro | CEP: 27253-610 

Tel: (24) 3339-4242 | (24)3339-4250 | (24) 3345-4444 Ramal: 222 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.